UnC oferta primeiro Mestrado associado de Santa Catarina

A reitora Solange Sprandel reitera que a proposta do Mestrado interdisciplinar estimula a formação de pesquisadores qualificados e capazes de dialogar com as linhas de pesquisa para fortalecer os diferentes campos de atuação.


A Universidade do Contestado concretizou mais uma importante etapa na contribuição para o desenvolvimento educacional de Santa Catarina.

 

O Conselho Técnico Científico da CAPES aprovou a oferta do Programa Interinstitucional Associado em Sistemas Produtivos (PPGSP) e trata-se do primeiro Mestrado associado de Santa Catarina.

 

O programa proposto fomentará a produção científica, a inovação tecnológica e de processos e a inserção social na realidade dos Sistemas Produtivos da mesorregião Serrana, Sul, Norte, Vale do Itajaí e Oeste do Estado de Santa Catarina – regiões estas não contempladas com mestrado em Sistemas Produtivos ou áreas afins.

 

A aprovação do Mestrado é fruto do trabalho integrado entre os docentes das quatro Universidades Comunitárias: UnC, Uniplac, Unesc e Univille, e trata-se de um momento histórico para o sistema ACAFE, afirma a Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva.

 

“Esta proposta atenderá as demandas do estado de Santa Catarina, que possui uma extensão territorial de 95.346 km2, com diferentes características e necessidades locais e regionais. O projeto de Pós-graduação em Sistemas Produtivos associado irá abranger 92,48% do Estado. Assim, a atuação em rede entre as IES vinculadas torna-se fundamental para solidificar o desenvolvimento das mesorregiões abarcadas pelo Programa, possibilitando uma abrangência local e regional na formação de egressos”, destaca a reitora Solange.

 

O curso terá área de concentração em ‘Engenharia e Gestão em Sistemas Produtivos’, e duas linhas de pesquisas: Sistemas Produtivos e Sustentabilidade e Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos. A reitora Solange reitera que a proposta do Mestrado interdisciplinar estimula a formação de pesquisadores qualificados e capazes de dialogar com as linhas de pesquisa para fortalecer os diferentes campos de atuação.

 

A linha de pesquisa em Sistemas Produtivos e Sustentabilidade tem como propósito promover o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, levando em consideração os aspectos econômicos, ambientais, sociais e os paradigmas da economia circular.

 

Já a linha de pesquisa em Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos tem como propósito investigar os sistemas produtivos, por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, atuando de forma interdisciplinar as temáticas Estratégia e Aprendizagem Organizacional; Gestão do Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade; Inteligência Empresarial; Gestão de Processos e Produção.

 

O Mestrado em Sistemas Produtivos passa a integrar o portfólio de Mestrados ofertados pela UnC, incluindo o Mestrado em Desenvolvimento Regional; Mestrado em Administração; e Mestrado em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental. Em nível de Doutorado, a UnC oferece Doutorado em Ciências Contábeis e Administração e Doutorado em Desenvolvimento Regional.

 

Em breve, a Universidade anunciará edital para ingresso no programa.

 

 – CONTEÚDO PUBLICITÁRIO –

Conteúdo de responsabilidade do anunciante