Bombeiros voluntários: 25 anos de trabalho em Itaiópolis

Faça sol, faça chuva, bombeiros voluntários se revezam nas escalas e plantões de atendimentos.


 

Ajudar o próximo é a paixão dos bombeiros voluntários de Itaiópolis. Faça sol, faça chuva, eles estão lá pelo prazer de servir, na maioria das vezes, servir pessoas que nunca tinham visto antes, mas que de alguma maneira estão precisando de ajuda.

 

Para o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, Anderson Oparacz, sempre que o telefone toca, nunca se sabe qual tipo de ocorrência espera do outro lado, a única certeza é que ele e seus homens precisam estrar preparados.

 

“A corporação completou 25 anos no dia 1 de setembro e nasceu para atender as demandas da população. Hoje atuamos na prevenção e combate a incêndio, atendimentos pré-hospitalar, busca, salvamento e nos diferentes tipos de resgate”, destaca.

 

Atualmente, entorno de 30 bombeiros voluntários se revezam nas escalas e plantão 24 horas por dia, e segundo Anderson, ainda em 2020, um novo curso de formação será aberto para formar novos voluntários.

 

“A maior dificuldade é completar a escala. Nossos voluntários têm seus trabalhos, de onde tiram seus sustentos, e, estão aqui voluntariamente muitas vezes nos domingos, feriados ou em qualquer dia da semana sacrificando suas folgas e seu tempo livre ao lado de suas famílias”, pontua.

 

 

Ainda, segundo Anderson, outro desafio é buscar os recursos financeiros, recursos cada vez mais escassos, mas de grande valia para a manutenção e continuidade da corporação. Ajuda que pode vir de pequenas doações descontadas diretamente das faturas de energia.

 

“Os desafios são diários, seja na aquisição de novos equipamentos, manutenção das viaturas e de até itens de consumo. Mas com a ajuda da comunidade estamos sempre de prontidão”.

 

Só no mês de novembro, os bombeiros voluntários atenderam 113 ocorrências, que se dividem entre: 97 atendimentos pré-hospitalar, nove combates a incêndio e sete ocorrências diversas.

 

ABVESC

A unidade de Itaiópolis também é filiada a ABVESC, a organização não governamental, agrega 31 corporações de Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, e juntas, atendem mais de 1,6 milhão de pessoas em 50 municípios.

 

Serviço

Corpo de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis

Avenida Getúlio Vargas, nº 1306

Telefone: (47) 3652-2908

[email protected]