SC obtém maior índice de distanciamento social no domingo

O percentual também foi o mais alto registrado no estado desde o dia 26 de julho, quando o índice chegou a 54,2%.


 

De acordo com o levantamento realizado pela empresa In Loco, que monitora a movimentação através de smartphones, Santa Catarina registrou um índice de distanciamento social de 52% no último domingo (23). Na sequência aparecem Acre (51,6%), Espírito Santo (50,9%) e Rio Grande do Sul (50,1%).

 

O percentual também foi o mais alto registrado no estado desde o dia 26 de julho, quando o índice chegou a 54,2%. Essa não foi a primeira vez que os catarinenses lideraram o país em distanciamento social. No último dia 2, também em um domingo, Santa Catarina registrou 50,2%.

 

O resultado e os índices de distanciamento são os que mais tem impactado nas avaliações da Matriz de Risco Potencial. De acordo com os critérios epidemiológicos, o índice ideal para frear o contágio oscilaria entre 50 e 60%.

 

Os dados apontados pela Matriz de Avaliação de Risco destacam a falta de isolamento social como um dos principais fatores para a disseminação da doença e aumento do número de infectados.

 

“O que é preciso compreender é que temos um estado com regiões em vermelho e laranja, ou seja, em situação grave e gravíssima. E o isolamento social é o que tem mais impactado neste cenário”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Ribeiro Bittencourt.

 

Com informações do Governo de Santa Catarina.