Menos de 40% da população catarinense será vacinada contra a covid em 2021

O governo prevê a vacinação de 2,8 milhões de pessoas, o que equivale ao total pertencente aos grupos prioritários definidos pelo plano de vacinação estadual.


 

O Governo de Santa Catarina planeja vacinar cerca de 2,8 milhões de pessoas contra a covid-19 em 2021. A estimativa representa 38,6 % da população do Estado que possui 7,2 milhões de habitantes.

 

O número equivale ao total de pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo plano de vacinação estadual que deverá ser lançado nesta quarta-feira (16).

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o plano ainda não prevê a vacinação do restante da população. A secretaria também não trabalha com datas para o início da imunização, pois ainda não há no país vacinas aprovadas pela Anvisa.

 

A vacinação em Santa Catarina deverá seguir o plano nacional do Ministério da Saúde que terá quatro etapas.

 

A primeira fase terá como prioridade trabalhadores da saúde, pessoas de 75 anos ou mais e povos indígenas. Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos e na terceira fase, em pessoas com comorbidades. Já a quarta fase deverá atender professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.