Entenda o impacto do mofo e das infiltrações para a saúde

Ambientes com mofo podem piorar problemas inflamatórios e respiratórios, como sinusite, rinite e asma.


 

O mofo, o excesso de umidade e as infiltrações provocadas pelas chuvas podem desencadear muitos problemas de saúde.

 

Nariz escorrendo, espirros, olhos vermelhos ou coçando, irritação na garganta, tosse e dor de cabeça estão entre os principais sintomas de quem tem contato prolongado com o mofo. Pessoas com sinusite, rinite e asma também têm seus quadros agravados nesses ambientes.

 

Além dos impactos à saúde, as infiltrações causam danos ao imóvel como trincas, fissuras, corrosões, bolhas e manchas. Também pode levar a problemas na rede elétrica e causar curtos-circuitos.

 

Segundo o Movimento Construção Saudável, a impermeabilização de ambientes pode ser uma aliada no controle do mofo e das infiltrações, garantindo segurança e bem-estar ao imóvel.

 

“No Brasil, não existe uma cultura da impermeabilização como prevenção. As pessoas só se atentam a isso quando o problema aparece e a umidade já tomou conta do ambiente. Queremos incentivar profissionais e consumidores a cortarem o problema pela raiz, ou seja, investir na impermeabilização desde a obra para evitar problemas futuros com a saúde, do imóvel e da família”, explica Sammuel Sesti Minutti, diretor de comunicação do Movimento Construção Saudável.

 

Ainda de acordo com Sammuel, não adianta tratar as doenças causadas pelo mofo e não tratar o imóvel. “Se a umidade não for eliminada, o morador não terá as condições adequadas para manter a saúde. Pintar a parede não resolve o problema. Ao aparecer as manchas escuras o ideal é procurar um profissional para eliminar o problema de vez”, orienta.

 

Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

 

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.